Bem-vindo | Bem-vinda | Página de Desenvolvimento Pessoal e Humano | Formação em Inteligência Emocional - Eneagrama/Perfis de Personalidade - Comunicação Não Violenta - Equilíbrio Pessoal - Mindfulness/Aprender a Meditar - Educação para a Morte | Life Coaching e Executive Coaching
Contacte-me
Mudar texto
Clima Laboral - Mediação

Clima Laboral - Mediação

No quotidiano das organizações observamos frequentemente falhas de comunicação entre as diversas partes (chefias e colaboradores e colaboradores entre si), dando origem a situações graves a médio e longo prazo na produtividade do coletivo, e em muitos casos a situações de rotura.

 

MOTIVOS FUNDAMENTAIS DAS FALHAS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

Sobrecarga de tarefas e objetivos, impedindo a nível prático a disponibilização mental e material de espaços para o diálogo e a comunicação.

Existência de situações de conflito não tratadas no momento, em que alguma das partes se sentiu ameaçada ou desrespeitada. Não havendo diálogo posterior que permitisse diferenciar as pessoas dos comportamentos, geraram-se cortes conscientes na comunicação.

Partir do pressuposto que não vale a pena comunicar determinadas estratégias coletivas, levando a existência de comportamentos e mensagens contraditórias entre aquilo que é comunicado e aquilo que é observado.

Em momentos de mudança das organizações, não esclarecer de forma objetiva as novas funções, hierarquias, etc., identificando comportamentos e ações esperadas no novo cenário.

Dificuldades pessoais em lidar objetivamente com o conflito.

 

CONSEQUÊNCIAS:  

Em contextos de elevados desafios e mudanças rápidas, e existindo escassa comunicação, perde-se facilmente a noção das prioridades no desempenho das funções, gerando-se insatisfação por parte da organização e a tendência ao ancoramento por parte do trabalhador nas tarefas e funções em que sente mais segurança.

Geração de sentimentos de desrespeito pela interpretação subjetiva das intencionalidades nos comportamentos alheios, levando a situações de reatividade que geram novos comportamentos cada vez menos eficientes para o conjunto da organização, com efeitos de “contaminação” e forte incremento da sensação interna de stress.

Enrarecimento do clima laboral, atitudes de “lei do mínimo esforço” e aborto de atitudes proativas.

 

OBJETIVO DO SERVIÇO DE MEDIAÇÃO  

Promover a pacificação, comunicação e o diálogo entre partes que comunicam de forma deficiente, e entender as suas intenções positivas.

Transmitir de forma objetiva: necessidades, expectativas, comportamentos não desejados, comportamentos desejados, ações e consequências

Promover a reflexão sobre atitudes e comportamentos

 

Contacte para uma reunião

 

33650 visitantes