Bem-vindo | Bem-vinda | Página de Desenvolvimento Pessoal e Humano | Formação em Inteligência Emocional - Eneagrama/Perfis de Personalidade - Comunicação Não Violenta - Equilíbrio Pessoal - Mindfulness/Aprender a Meditar - Educação para a Morte | Life Coaching e Executive Coaching
Contacte-me
Mudar texto
Percurso

Percurso

O meu nome é Mário Madrigal e nasci em Valladolid, a capital da Castela e Leão (Espanha). Passei a minha infância a tentar descobrir novos mundos através dos livros, os meus fiéis companheiros daquela altura. Toda a minha escola primária e secundária foi nos Maristas de Valladolid, donde ainda conservo bons amigos. Conforme foram passando os anos passei a interessar-me muito mais pelo ser humano e pela sua felicidade e infelicidade. E deduzo que de uma forma natural comecei a desenvolver capacidades de escuta.

Entretanto, sendo jovem escolhi tirar um curso de Economia, e assim foi, ficando licenciado pela Universidade de Valladolid. Nessa altura, tive a oportunidade de ter uma experiência Erasmus, neste caso, na Universidade de Coimbra (Portugal). Esta experiência foi sem dúvida marcante na minha vida, pelo simples facto de estar num ambiente multicultural, entrando em contacto com ideias e formas de estar completamente novas para mim.

Assim que obtive a licenciatura, foi convidado pela Universidade de Valladolid como professor assistente, enquanto tirei o meu mestrado em Política Económica. Entre 1992 e 1996 dei aulas de Introdução à Economia, de Economia Regional, Urbana e do Ambiente, de Finanças Regionais e Autárquicas e de Economia do Desenvolvimento. Foi o meu primeiro contacto com o ensino, sem dúvida a minha paixão pessoal. Como docente em formação foram anos de pesquisa, de participação em congressos e de realização de estudos socioeconómicos. Em 1993 e 1994 também trabalhei como economista no Conselho Económico e Social da Castela e Leão. Nessa altura da minha vida, entre 1992 e 1996, também fiz voluntariado numa estação de rádio de ensino a distância e numa associação ambientalista ligada à proteção das florestas, e também trabalhei como, professor, tradutor e intérprete de Português em Espanha e fiz locução de anúncios para rádio e televisão. 

Em 1996 decidi fazer uma grande mudança na minha vida, e passar do mundo acadêmico para o mundo real. E no Outono de 1996 fui convidado a trabalhar em Lisboa, primeiro como formador em contabilidade e muito pouco depois e até Dezembro de 2002 como diretor do IECE Portugal (Instituto Empresarial de Contabilidade e Economia). Em 2002 fundei a LAX (atual Lax Consultores), e em 2003 fundei o INEDEM (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial), empresa de formação financeira da qual fui sócio-gerente e diretor até 2012. Foram anos em que adquiri bastante experiência do meio empresarial e de gestão. Em 2006 e 2007 fiz um Master em Coaching na Universidade Camilo José Cela de Madrid (600 horas), que me trouxe novas competências e experiências. No período em que estive no Inedem, fui também formador de Contabilidade e Análise de Balanços, Técnicas de Negociação, Ferramentas de Coaching para Quadros Diretivos, de Comunicação Assertiva e de Inteligência Emocional. Entre 2008 e finais de 2011 vivi no Porto, onde abri uma delegação do Inedem e dinamizei encontros empresariais entre empresários espanhóis e portugueses. 

Paralelamente ao meu percurso profissional principal, continuei a fazer traduções, locuções e formação, neste caso de Espanhol. E fora do mundo profissional, entre 1997 e 2002 tive cinco intensos anos de formação teatral, passando pelo Chapitô e pelos cursos anuais de formação teatral para professores da Fundação Gulbenkian, entre outros, e fundando uma companhia de teatro de rua. Também me interessei e formei em terapias complementares (3 níveis de reiki e 2 níveis de terapia prânica) e no mundo da meditação, experimentando e aprendendo de diversas práticas e tendências. No Porto aprendi imenso durante os dois anos em que dirigi a União Budista do Porto. Também durante esses anos adquiri formação em psicogerontologia, psicologia transpessoal, educação para a morte, acompanhamento de pessoas em final de vida, e em diversas áreas do desenvolvimento pessoal, quer em Portugal, em Espanha e no Reino Unido. 

Em 2011 decidi dar uma segunda grande viragem na minha vida. Neste caso foi libertar-me das minhas funções de gestão empresarial para me dedicar àquilo que realmente sinto-me mais vocacionado e interessado, que é o mundo do desenvolvimento pessoal, através da formação e do coaching, e com públicos vinculados ao sector social. Em 2012 fundei em Lisboa a Wakeseed, associação sem fins lucrativos onde atualmente desenvolvo as minhas atividades profissionais, dirigindo o Núcleo de Desenvolvimento Humano. Em 2012 comecei a fazer voluntariado com doentes terminais. Em 2015 comecei alimentar um sonho que trago desde a infância, que é a cooperação para o desenvolvimento, tendo dado os primeiros passos em Moçambique

30670 visitantes