Bem-vindo | Bem-vinda | Página de Desenvolvimento Pessoal e Humano | Formação em Inteligência Emocional - Eneagrama/Perfis de Personalidade - Comunicação Não Violenta - Equilíbrio Pessoal - Mindfulness/Aprender a Meditar - Educação para a Morte | Life Coaching e Executive Coaching
Contacte-me
Mudar texto

A minha missão: unir mundos

Ser visível e partilhar. Estes são os dois principais propósitos desta página web. Sinto-me um privilegiado por ter estado e estar em contacto com vários “mundos” diferentes. A minha longa experiência como diretivo e empresário na área da formação financeira tem-me proporcionado um bom conhecimento sobre a realidade do mundo das empresas, das suas necessidades, das suas dificuldades, das suas motivações ou das suas lacunas, para além de ter adquirido competências a nível de organização prática. Porém encontro nesta realidade empresarial um défice de humanismo e de compromisso social. A minha intensa experiência no mundo “alternativo” (grupos meditativos, terapias complementares, teatro ou dança) dá-me uma visão holística da realidade e fornece-me de ferramentas riquíssimas de equilíbrio pessoal. Porém encontro nesta realidade “alternativa” um certo défice de organização prática, de falta de cooperação real coletiva e pouca objetividade. Também tenho tido experiência no mundo acadêmico, que me tem trazido gosto pelo estudo, pela investigação e fundamentalmente prazer pelo ensino. Porém, tenho encontrado neste ambiente elitismo intelectual e pouco conhecimento prático da realidade. A minha atual experiência no mundo social, de cooperação internacional e de defesa do ambiente, traz-me uma dimensão de compromisso e de consciência social e ambiental como nunca tive até agora. Porém, encontro muitas vezes nesta realidade um excesso de focalização na revolta e na denúncia, e pouca focalização na esperança e na comunicação positiva de soluções e exemplos práticos.

 

E também observo que a maior parte destas realidades nas quais estou inserido, estão de costas voltadas, existindo uma grande ignorância e preconceito entre elas todas. Sinto claramente que o meu papel é contribuir para a aproximação destas realidades, promover a aprendizagem mútua, e obter como consequência um desenvolvimento humano integrado, e não separado. Nesse sentido, sempre fez muita ressonância em mim, um dos princípios da permacultura: mudar o sistema desde dentro do sistema. E as ferramentas que encontro para este trabalho são a formação, no trabalho coletivo, o coaching, no trabalho individual, e a escrita de artigos, como contributo pessoal para promover o questionamento de valores e crenças individuais e coletivas. Com regularidade irei inserindo nesta página web diversos artigos com esse intuito, em Português e em Espanhol, fruto das duas realidades culturais que integro na minha pessoa.

 

Espreitando nesta página web poderão encontrar as múltiplas formas em que poderemos trabalhar juntos.

Voltar
33653 visitantes